Dicas
Nessa seção, você encontrará noticias e dicas sobre a flatua quena.

O que é Flauta Quena
A Flauta Quena também chamada de qina ou kena é um instrumento musical de sopro, da família das flautas. É feita de bambu, madeira ou até mesmo acrílico e executada através do sopro em uma reentrância em sua extremidade superior. É originária da América Latina e representa um papel central na música do Peru e demais países andinos. Possui 6 furos por onde são obtidas as digitações para as notas. É um instrumento transpositor com afinação na tonalidade sol maior (G). Embora tenha se originado como um instrumento pentatônico, desenvolveu-se para permitir a execução cromática. ou seja, permite a execução de todas as notas (bemóis e sustenidos). Sua Escala estende-se por 3 oitavas.Existe a versão grave da quena, chamada quenacho. O quenacho é um instrumento transpositor com afinação na tonalidade de ré maior (D).
Homenagem à flauta em concerto
Depois de participar do VII Encontro Internacional de Quenistas adeus a Lima Alejandro Cordova "Petete" agrupamento Original Pied Del Pueblo Del Barrio, um dos inovadores do nosso difusor antiga e constante cultura andina no exterior instrumento. Este concerto denominado Homenagem à flauta será uma viagem através de diferentes estilos que este artista excepcional Américas, Europa e Ásia turísticos. Eles participam Petete brincando com o guitarrista concerto especial Riber Ore, a banda de rock icônico Fusão Del Pueblo Del Barrio, o grupo de música tradicional Papachos para garantir uma noite mágica de tradição e modernidade. A CIA está agendada para quinta-feira 03 de dezembro, às 9 horas, no Cultural Restobar Kinto Koca (Heróis da rua de Tarapaca 177, Lima)
Com a confirmação de músicos da Suíça, Índia, Áustria, Colômbia, Argentina, Itália, Peru e outros países, o Festival de Música Internacional Heights (FIMA) está à beira de sua segunda edição, de 11 a 13 de março em Lima automaticamente depois de Cusco e Cajamarca. FIMA, pioneiras alturas festival de música, olhando mais de perto, aprender, integrar e promover a música e culturas dos Andes, Alpes, Pirinéus, Himalaia e outras montanhas.

Construindo Flauta Quena
Construindo Flauta Quena
Faça os furos. É importante que eles estejam precisamente nos lugares certos para a quena fique afinada, portanto, meça sempre duas vezes com a régua de precisão antes de furar. Comece com o orifício superior, posicionando-o a 19 cm da parte superior da quena. O segundo orifício deve estar a 22 centímetros da parte de cima. O primeiro e o segundo furos devem ter 1 cm de diâmetro. O terceiro deve ser posicionado a 25 graus à esquerda (olhando a quena a partir do corte para baixo) da linha central criada pela fenda e os primeiros dois furos. O terceiro furo deve estar a 25 cm da parte superior da quena e ter 1 cm de diâmetro. O quarto buraco se posiciona a 28 cm da parte superior e atrás da linha central. Deve ter 1 cm de diâmetro. O quinto furo fica a 31 cm da parte superior da flauta e tem 1 cm de diâmetro. Ele deve estar na linha central. O sexto e último furo está a 34 cm da parte superior da quena. Deve ter 1 cm de diâmetro e estar 25 graus à direita (olhando a quena a partir da fenda para baixo) da linha central. Finalmente, faça um furo de 1 cm de diâmetro na parte de trás distante 17 cm da parte superior. A ilustração mostra essas medidas em um gráfico criado por Dan Bruner.Lixe os furos para que fiquem completamente lisos. Sopre a quena com todos os buracos tapados. Todas as notas estarão desafinadas até você afiná-las. Ajuste o afinador em sol maior. Diminua a quena aos poucos a partir da extremidade final até que o som que você faz com todos os buracos tapados corresponda à mesma nota sol maior emitida pelo afinador. Levante um dedo de cada vez, continue afinando cada nota, em escala ascendente. Para aumentar o tom e afinar as notas, amplie um pouco os furos usando o alargador. Lixe os furos pela última vez. Esta quena de PVC tocará duas oitavas na escala de sol maior.
Eventos Musicais
Sala do Conservatório – Praça das Artes - Ateliê Contemporâneo das Escolas Municipais de Música e de Dança Música Contemporânea no Conservatório - Programa: “Crias: ações e interações ”CHARLES IVES The Unanswered Question JOHN CAGE Thirteen (do ciclo “Number pieces”) Programação sujeita a alterações. GRUPOS RELACIONADOS ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA - ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO - DATAS E HORÁRIOS - 17/11/2016 - QUI 20h - LOCAL PRAÇA DAS ARTES.
Videos
Flauta quena - moendo café
Flauta quena - moendo café
QUENA - CHECHO ELE E EU (CHORO DO PIXINGUINHA)
QUENA - CHECHO ELE E EU (CHORO DO PIXINGUINHA)
QUENA - CHECHO ELE E EU (CHORO DO PIXINGUINHA)
QUENA - CHECHO FREVINHO CARIOCA (Altamiro Carrilho)
QUENA - CHECHO FREVINHO CARIOCA (Altamiro Carrilho)
Flauta quena com acompanhamento
QUENA - CHECHO GAÚCHO (CORTA JACA) - Chiquinha Gonzaga
Micaela Chauque Romance de Viento y Quena